FANDOM

WWE Championship
WWE ChampionshipCinturão
Detalhes
Campeão
atual(s)
Sheamus
Data da vitória 13 de dezembro de 2009
Promoção World Wrestling Entertainment
Brand RAW
Data da criação 29 de abril de 1963
Outro nome(s)
  • WWWF World Heavyweight Championship
  • WWWF Heavyweight Championship
  • WWF Heavyweight Championship
  • WWF World Heavyweight Championship
  • WWF Championship
  • WWF/E "Undisputed" Championship

O World Wrestling Entertainment (WWE) Championship é um título wrestling profissional da World Wrestling Entertainment. É o título mundial mais antigo da WWE e foi exclusivo da SmackDown! entre 26 de Agosto de 2002 e 6 de Junho de 200, quando o campeão da WWE John Cena foi draftado para a RAW durante o WWE Draft de 2005, levando o cinto com ele.

HistóriaEditar

O WWE Championship foi conhecido originalmente como World Wide Wrestling Federation (WWWF) World Heavyweight Championship. Em 1971, a WWWF reagrupou-se com a National Wrestling Alliance e o título passou a ser denominado WWWF Heavyweight Championship. Em 1979 a empresa acabou com o "Wide" do seu nome, levando à renomeação do título para World Wrestling Federation (WWF) Heavyweight Championship. Após a WWF abandonar a NWA em 1983, o título passou a ser conhecido por WWF World Heavyweight Championship. Começando nos anos 90, o título era ocasionalmente apelidado de WWF Championship. Quando o título mudou para o cinto "Attitude" em 1998, neste lia-se World Wrestling Federation Champion, não mais tendo as palavras "World Heavyweight".

Foi unificado com o World Championship (conhecido mais por WCW World Heavyweight Championship), em 9 de dezembro de 2001 por Chris Jericho, após derrotar Stone Cold Steve Austin e The Rock na mesma noite, no pay-per-view Vengeance 2001 em San Diego, California. Enquanto unificados, ambos os títulos eram usados e coletivamente defendidos sob o nome de WWF Undisputed Championship até 1 de abril de 2002 quando Ric Flair apresentou o campeão da altura Triple H com um único cinto representando os dois títulos. Durante o reinado de Hollywood Hulk Hogan, razões legais forçaram a companhia a mudar o seu para World Wrestling Entertainment (WWE), sendo que o título foi igualmente renomeado, tendo o logo WWF do cinto sido substituído por um logo WWE durante o reinado de The Undertaker em 2002. O estilo do cinto manteve-se e o título combinado passou a ser WWE Undisputed Championship até 26 de Agosto de 2002, quando o então campeão, Brock Lesnar, recusou-se a combater pelo título contra um wrestler da RAW após um combate number-one contender ganho por Triple H. Lesnar declarou que ele apenas podia defender o seu título contra wrestlers da SmackDown!, apesar dos anteriores campeões defenderem o seu título contra wrestlers de ambas as marcas.

Após a attitude de Lesnar, o General Manager da RAW Eric Bischoff decidiu criar o World Heavyweight Championship e o entregou a Triple H em 2 de Setembro de 2002, coroando-o como o primeiro campeão da RAW. Isto fez com que Brock Lesnar se torna-se simplesmente WWE Champion. Ambos os títulos tornaram-se assim exclusivos a cada marca.

Quando John Cena foi destacado para a RAW em 6 de Junho de 2005, ambos os cintos foram exclusivos da RAW até Batista, o World Heavyweight Champion da altura, ser draftado para a SmackDown! a 30 de Junho de 2005.

Num episódio da RAW anterior ao ECW One Night Stand 2006, Paul Heyman disse que se Rob Van Dam da ECW ganhasse o WWE Championship, o ECW World Heavyweight Championship substituiria esse título, tornando-se assim exclusivo da ECW. Van Dam ganhou, mas, ao contrário do que Heyman disse, o título passou a ser partilhado pela Raw e pela ECW (o campeão era da ECW e o Nº1 contender (Edge) era da Raw) e continuou activo, simultaneamente com o título mundial da ECW.

O WWE Championship voltou a tornar-se exclusivo da RAW na sua edição de 3 de Julho de 2006, após Edge derrotar o ex-campeão Van Dam e ainda John Cena num No Desqualification Triple Threat Match.

O WWE Championship voltou a SmackDown! no draft de 2008, no dia 23 de Junho, quando o campeão Triple H foi destacado para a SmackDown!. No draft de 2009, o WWE Championship voltou para a RAW da mesma maneira em que foi para a Smackdown!.

CampeõesEditar

WWE Championships
Atuais campeonatos da World Wrestling Entertainment
RAW
WWE (Campeões)  • United States (Campeões)  • Divas (Campeãs)
SmackDown
World Heavyweight (Campeões)  • Intercontinental (Campeões)  • Women's (Campeãs)
ECW
ECW Championship (Campeões)
Unified Tag Team Championship
World Tag Team (Campeões)  • WWE Tag Team (Campeões)
Atuais campeões
Lista dos atuais campeões na World Wrestling Entertainment