FANDOM

The Undertaker
Calaway

Undertaker

Informações pessoais
Nome real:Mark William Calaway[1]
Nomes de ringue:The Undertaker[2]
Cain the Undertaker[3]
The Punisher[1]
"Mean" Mark Callous[1]
Texas Red[2]
The Commando[2]
Punisher Dice Morgan[2]
Master of Pain[1]
Fake Kane[1]
Kane the Undertaker[1]
Master of Pain[1]
Red River Jack[1]
Data de nascimento:24 de março de 1965[1]
Local de nascimento:Houston, Texas[1]
(anunciado de Death Valley)
Estilo:Brawler[2]
Powerhouse[2]
Altura:2,08 m[2]
Peso:139 kg[2]
Treinado por:Don Jardine[2]
Status atual:Ativo WWE
Estréia:1987[1]

Mark Willian Calaway (Houston, 24 de março de 1965) é um lutador de wrestling profissional norte-americano, mais conhecido pelo ring name The Undertaker. Trabalha para a World Wrestling Entertainment em seu programa Smackdown!. Iniciou sua carreira em 1984, na promoção World Class Championship Wrestling. Em 1989, foi contratado pela World Championship Wrestling; porém a empresa não renovou seu contrato e este foi para a World Wrestling Federation em 1990. Juntamente com Shawn Michaels, os dois são os únicos lutadores da empresa a participarem no primeiro episódio de Raw ainda em atividade.

Calaway é quatro vezes WWE Champion, duas vezes World Heavyweight Champion, seis vezes World Tag Team Champion, uma vez WCW World Tag Team Champion, uma vez Hardcore Champion e vencedor do Royal Rumble de 2007; porém sua maior marca é estar invicto no WrestleMania, estando com a marca de 17 vitórias.

CarreiraEditar

A partir do momento em que seu simbólico gong domina o ambiente, Undertaker cativa os fãs da WWE. O Deadman do Vale da Morte é, normalmente, um homem de poucas palavras, mas pode intimidar o mais bruto dos Super Astros da WWE só com um olhar. Sua figura sombria tem sido uma marca aterradora na WWE por cerca de duas décadas e nenhuma lista dos maiores de todos os tempos da WWE estaria completa sem Undertaker.

Ele foi visto, pela primeira vez, na Survivor Series de 1990. Undertaker foi apresentado como o último membro da Equipe de Milhão de Dólares de Ted DiBiase. O Deadman já derrotou lutadores como Randy Orton, Triple H, Sicho Sid, Stone Cold Steve Austin, Bret Hitman Hart e Jake "The Snake" Roberts. Em outubro de 2007, Undertaker se transformou no primeiro a se livrar do "Vice Grip" de Great Khali e acabou fazendo o pin no gigante.

Em seu tempo de WWE, Undertaker tem desaparecido por meses. Freqüentemente considerado morto e descansando em paz, o Phenom sempre retorna misteriosamente ao ringue em busca de vingança contra aqueles que ousaram o desafiar. Desde Yokozuna, Kane e Edge, Undertaker sempre encontra uma maneira de reclamar as almas de seus traidores.

Além de sucesso individual, Undertaker tem conseguido também ser um bom jogador de equipe durante sua carreira. Desde sua longa relação com o administrador Paul Bearer até a liderança do Ministry of Darkness (que incluía o recrutamento de super astros como Acólitos, The Brood, Mideon e Vicera).

O Grande Monstro Vermelho é o aliado transformado em adversário (e freqüentemente de volta) com que Undertaker, continuamente, cruza. Kane fez sua estréia WWE às custas do primeiro combate Inferno match de seu irmão e, como sua relação é sempre turbulenta, também têm se encontrado cara a cara em muitas ocasiões. Vêm sendo oponentes em muitos WrestleMania.

Undertaker também tem muitos primeiros em seu crédito. Além de ser o pioneiro do Tombstone Piledriver, também fez parte do primeiro Hell in a Cell da história contra Shawn Michaels, em outubro de 1997, assim como o primeiro Casket match em que derrotou Kamala no Survivor Series de 1992.

GimmicksEditar

Undertaker possuiu várias gimmicks no decorrer de sua carreira. Aqui estão elas:

  • The Punisher - No começo de sua carreira, Calaway usou várias gimmicks no começo de sua carreira. Apesar da mudança de nomes de ringue, as gimmicks permaneceram quase imutáveis. Eram baseadas em um personagem sério, cuja única missão no ringue era infligir dor ou punir os seus oponentes.
  • The Skyscraper - Na WCW, Calaway uniu-se a tag team Skyscrapers, formando uma stable. A gimmick de Calaway era combinada com a dos outros membros da stable: um wrestler cuja maior arma era sua altura (daí o nome da stable, que significa "os Arranha-Céus").

A partir de então, Calaway adotou o nome Undertaker na WWF, porém, sua gimmick mudava de acordo com o tempo.

  • Western Mortician (Novembro de 1990 - Janeiro de 1994) - um personagem quieto, que foi-nos apresentado inicialmente como "Cain the Undertaker", mas logo abandonou o nome. Como Western Mortician, o personagem era baseado em coveiros do velho oeste. Ele usava um sobretudo preto, com chapéu, luvas, botas e gravata. Ele possuía poderes como imunidade a dor, teletransporte e podia controlar fogo e relâmpagos.
  • The Deadman (Agosto de 1994 - Outubro de 1995) - após ser "morto" por Yokozuna, quando este o prendeu no caixão, o "espírito" de Undertaker apareceu na tela e avisou a todos que voltaria. Undertaker voltou com uma nova gimmick, desta vez, ele lembrava um zumbi, pois possuía rosto pálido e uma expressão ainda mais assustadora. Esta gimmick terminou quando Undertaker morreu mais uma vez quando foi enterrado vivo.
  • Lord of Darkness (Novembro de 1996 - Setembro de 1999) - Undertaker voltou com uma gimmick parecido com um druida ou feiticeiro. Uma vez, Undertaker veio ao ringue com um par de asas de morcego. Seu cabelo estava molhado e caído no seu rosto ou posto para trás e uma lágrima negra aparecia no seu rosto. Durante esta época, Undertaker demonstrava ainda mais seus poderes, criando relâmpagos e levantando fogo apenas apontando seu dedo. Com o passar do tempo, Undertaker tornou-se mais demoníaco e começou a falar de "tempos negros" e de um "Ministério das Trevas" que iria conquistar toda a WWE. Assim, foi criada a stable Ministry of Darkness e após ser enterrado vivo, ele retornou com um cavanhaque parecido com o de satã (segundo Jim Ross) e vestindo um robe negro. Undertaker usava seu símbolo não apenas para realizar rituais, mas também para crucificar seus inimigos nele. Undertaker falava que fazia tudo isso para um "poder maior" e chegou mesmo a seqüestrar Stephanie McMahon. Foi revelado que o "poder maior" era Vince McMahon e deu-se origem ao Corporate Ministry. Esta gimmick foi abandonada após Undertaker sofrer um ferimento na virilha.
  • American Badass (Maio de 2000 - Dezembro de 2001) - Quando Undertaker retornou, ele apareceu completamente diferente. Sua gimmick agora era de um motoqueiro de óculos escuros, jaqueta jeans, bandana e ainda se dirigia ao ringue com sua Harley Davidson. Com essa gimmick, Undertaker demonstrava um lado mais humano do personagem, enquanto falava como um ser humano normal e sentia dor como qualquer um. Undertaker era face nesta época e possuia certo patriotismo.
  • Big Evil (Janeiro de 2002 - Novembro de 2003) - Ao atacar Jim Ross em um episódio do Raw, Undertaker virou heel. Ele cortou parcialmente seu cabelo e pintou seu cabelo, e tinha uma atitude briguenta ao estilo "faço o que eu quero", tornando-se esta sua gimmick mais agressiva. Undertaker atacava wrestlers que faltavam com respeito para com ele, sendo faces ou heels. Após retornar a ser face, Undertaker parecia ter retornado a gimmick de American Badass quando entrou em uma feud patriótica. Esta gimmick terminou quando ele foi enterrado vivo novamente.
  • The Phenom (Março de 2004 - Dias atuais)
Arquivo:The-undertaker.png

Undertaker retornou desta vez com uma gimmick que parece ser uma síntese das suas gimmicks durante sua carreira. Ele vinha para o ringue com sua névoa, fogo, luzes negras como nos velhos tempos e seus poderes voltaram. Undertaker tinha a personalidade e estilo da época de Western Mortician e Deadman; os poderes da época de Lord of Darkness e ainda cortava promos utilizadas por ele na época de American Badass e Big Evil (como por exemplo quando disse para Edge trazer um de seus ajudantes para seu quintal - "Bring him to my yard" - em um episódio de Smackdown).

No wrestlingEditar

  • Apelidos
    • The Phenom[1] (O Fenômeno)
    • The Deadman[1] (O Homem-Morto)
    • American Bad Ass[2] (Fodão Americano)
    • Booger Red (Bicho-papão vermelho)
    • Red Devil (Demônio Vermelho)
    • Big Evil[2] (Grande Mau)
    • The Grim Reaper (O Ceifador Sinistro)
    • The Lord of Darkness[2] (O Senhor das Trevas)
    • The Demon from Death Valley[2] (O Demônio de Death Valley)
    • The Conscience of WWE (A consciência da WWE)
  • Músicas tema
    • "Miracle Man" de Ozzy Osbourne (NJPW)
    • "China White" de Scorpions (NWA/WCW)
    • "The Grim Reaper" de Jim Johnston
    • "Graveyard Symphony" de Jim Johnston
    • "Dark Side" de Jim Johnston
    • "Ministry" de Jim Johnston
    • "American Bad Ass" de Kid Rock
    • "Rollin' (Dead Man Mix)" de Limp Bizkit
    • "Dead Man" de Jim Johnston
    • "You're Gonna Pay" de Jim Johnston
    • "Rest in Peace" de Jim Johnston
    • "Darkest Side" de Jim Johnston

Campeonatos e prêmiosEditar

Série na WrestleMania
Oponente WrestleMania Ano Nota
Jimmy Snuka[4] VII 1991
Jake Roberts[4] VIII 1992
Giant Gonzales[4] IX 1993 Por desqualificação
King Kong Bundy[4] XI 1995
Diesel[4] XII 1996
Sycho Sid[4] 13 1997 Pelo WWF Championship
Kane[4] XIV 1998
The Big Boss Man[4] XV 1999 Hell in a Cell
Triple H[4] X-Seven 2001 No Holds Barred
Ric Flair[4] X8 2002 No disqualification match
The Big Show & A-Train[4] XIX 2003 Handicap match
Kane[4] XX 2004
Randy Orton[4] 21 2005
Mark Henry[4] 22 2006 Em um Casket match
Batista[4] 23 2007 1º World Heavyweight Championship
Edge[4] XXIV 2008 2º World Heavyweight Championship
Shawn Michaels[4] XXV 2009

VídeosEditar

Unforgiven IYH: Undertaker vs. Kane 1/3 Unforgiven IYH: Undertaker vs. Kane 2/3 Unforgiven IYH: Undertaker vs. Kane 3/3 USWA: The Punisher vs. Steve Austin

Referências

  1. 1,00 1,01 1,02 1,03 1,04 1,05 1,06 1,07 1,08 1,09 1,10 1,11 1,12 1,13 1,14 1,15 1,16 1,17 1,18 1,19 1,20 1,21 1,22 1,23 Genickbruch.com. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.

  2. 2,00 2,01 2,02 2,03 2,04 2,05 2,06 2,07 2,08 2,09 2,10 2,11 2,12 Cagematch.net. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.
  3. SLAM! Sports - Wrestling. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.
  4. 4,00 4,01 4,02 4,03 4,04 4,05 4,06 4,07 4,08 4,09 4,10 4,11 4,12 4,13 4,14 4,15 4,16 4,17 4,18 4,19 4,20 4,21 Online World of Wrestling. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 Genickbruch.com. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.
  6. Wrestling-titles.com. Texas Heavyweight Title. Página visitada em 3-10-2009.
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 7,4 7,5 7,6 7,7 7,8 7,9 Genickbruch.com. Bio The Undertaker. Página visitada em 3-10-2009.

Ligações externasEditar

Roster da World Wrestling Entertainment
Raw
Alicia Fox · Batista · The Big Show · Brie Bella · Carlito · Chavo Guerrero · Chris Masters · Christian · Cody Rhodes · Evan Bourne · Eve · Gail Kim · Hornswoggle · Jack Swagger · Jerry Lawler · Jillian Hall · John Cena · Justin Roberts · Katie Lea · Kelly Kelly · Kofi Kingston · Mark Henry · Maryse  · Melina  · Michael Cole  · The Miz  · Montel Vontavious Porter · Nikki Bella · Primo · Randy Orton · Rosa Mendes · Santino Marella  · Shawn Michaels  · Sheamus · Ted DiBiase · Triple H · Vladimir Kozlov  · William Regal  · Yoshi Tatsu  · Zack Ryder
SmackDown
Beth Phoenix · Caylen Croft · Chris Jericho · CM Punk · Curt Hawkins · David Hart Smith · Dolph Ziggler · Drew McIntyre · Edge · Ezekiel Jackson · Finlay · Goldust · The Great Khali · Jim Ross · Jimmy Wang Yang · John Morrison · JTG · Kane · Kung Fu Naki · Layla · Luke Gallows · Matt Hardy · Matt Striker · Michelle McCool · Mickie James · Mike Knox · Natalya · Ranjin Singh · Rey Mysterio · R-Truth · Serena · Shad Gaspard · Shelton Benjamin · Slam Master J  · Theodore Long  · Tiffany  · Todd Grisham  · Tony Chimel · Trent Barreta · Tyson Kidd · The Undertaker  · Vickie Guerrero
WWE NXT
Daniel Bryan · Darren Young · David Otunga · Heath Slater · Justin Gabriel · Michael Tarver · Skip Sheffield · Wade Barrett
Agentes livres
Abraham Washington · Byron Saxton · Tony Atlas · Tyler Reks · Vance Archer
Stables
The Bella Twins · Cryme Tyme · D-Generation X · The Hart Dynasty · The Legacy